Sobre

MATEUS 19:14

Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”. 

Aqui nesse espaço você vai conhecer um pouco mais de nossa história. Temos a certeza que ao final desse resumo, teremos mais um parceiro para continuar. 

Casada, mãe de 4 filhos, pessoa atuante na igreja em Belém do Pará, a Pastora recebeu um chamado para executar algo do coração de Deus, a CRECHE CASA LA CORDEIRINHOS DE DEUS. 

Noemi de Lima Rodrigues

Presidente - fundadora

NOSSA HISTÓRIA

A Creche Casa Lar Cordeirinhos de Deus, foi fundada dia 06 junho de 2005. A institucionalização do nosso trabalho se deve à crescente demanda e necessidade da comunidade de serviços que no modelo em que começamos, um pouco sem estrutura física e nem técnica, mas com muito comprometimento social não sairíamos do assistencialismo e tínhamos e temos como meta um trabalho realmente transformador em que as crianças, seus familiares e a comunidade como um todo, tivessem a possibilidade de protagonizar sua própria história. No início trabalhávamos com um número pequeno de crianças que os pais deixavam em nosso cuidado para poderem trabalhar, pois nossa demanda é de famílias pobres e de extrema pobreza e nossas atividades eram meramente lúdicas e de entretenimento, pois, estávamos iniciando com uma equipe que em sua maioria era de voluntários.

Ao longo do trabalho fomos definindo o que era mais importante para a comunidade e nos ajustando às necessidades existentes. Para tanto, contamos desde o início com parceiros de extrema relevância para nosso sucesso. Nossa parceria passa pelos próprios familiares na divulgação de nossos trabalhos e ações, através da confiança que eles depositam na nossa instituição, passa pelas instituições públicas que estabelecemos convênios entre prefeitura e estado, instituições privadas e empresários locais também nos ajudam com a manutenção do prédio, alimentação e outras necessidades; órgãos da rede de proteção como: conselhos, vara da infância e adolescência , ministério público do trabalho, ministério público estadual, universidade públicas e privadas e outros que por acreditarem em nosso trabalho colaboram para seu êxito, em como ,parceiros com o mesmo foco de trabalho como outras creches e organizações não governamentais na troca de experiências e de colaboração mútua em nossas dificuldades.

Nosso trabalho consiste em fortalecimento do saber, dos vínculos familiares e dos vínculos sociais que estimulamos através de nossas reuniões técnicas com as famílias para o entendimento da importância do ensino para o futuro de seus filhos, também com reuniões pedagógicas, prestação de serviços para comunidade como:  serviço odontológico, pediatria, assessoria jurídica, psicólogo, fisioterapia, eventualmente cesta básica, passeios e principalmente com o empoderamento social de suas dificuldades e perspectivas de melhoras socioeconômicas através da descoberta da autoestima e de um oficio através de nossas oficinas destinadas à capacitação profissional da comunidade.

E para tanto, é feita uma mobilização social de todos os nossos parceiros que de acordo com seu segmento nos ofertam produtos e serviços voluntários para efetivação de nossas metas que é em primeira instancia o acesso ao ensino digno e a estruturação familiar oportunizando vagas de trabalho para os pais e responsáveis pelas crianças.

A ideia original do programa foi da Sra. Noemi de Lima Rodrigues, hoje atual diretora presidente da Creche Casa lar Cordeirinhos de Deus, devido à grande demanda que se apresentava no momento, de crianças da comunidade que além de não terem acesso ao ensino da pré-escola, não tinham ocupação alguma que pudesse momentaneamente suprir minimamente as necessidades pedagógicas da faixa etária, visto que, nosso público alvo é de crianças de 00 a 04 anos, oriundas de famílias pobres à extrema pobreza.

O trabalho é desenvolvido em período integral na creche, sendo monitorado e direcionado por educadores e monitoras, abordando assuntos que não se limitam a uma determinada corrente pedagógica. Nossa proposta educativa se baseia em um ensino religioso, desenvolvendo através de nossas atividades valores característicos do ser humano como a ética e a moral. Nossa grade curricular de disciplinas obedece ao preconizado nacionalmente para a pré-escola e abordamos disciplinas como: matemática, português, sociedade e natureza. Também paralelamente às nossas ações com as crianças, promovemos atividade com as famílias e oferecemos serviços sociais básicos.

No início de nosso trabalho tínhamos um local que fomos adequando com o tempo e de acordo com nossas possibilidades, trabalhávamos com 40 crianças e hoje perfazem o número de 283 que atendemos de segunda a sexta, mas infelizmente a demanda reprimida é enorme e crescente e não temos, até então, como agregar mais crianças.

Nossa metodologia inicial por falta de equipe técnica adequada era apenas lúdica, de entretenimento, higiene e alimentação.

Hoje temos um corpo técnico mais capacitado, um local mais adequado e uma credibilidade que nos move e nos ajuda a vencer os desafios que encontramos. Pretendemos expandir nossas ações, por entendermos que fazemos muito, mais há muito ainda para fazer, por isso, almejamos maior adequação de espaço físico, capacitação continua de nossa equipe tanto tecnicamente, quanto no que diz respeito ao comprometimento social e também, captação de parcerias que sem as quais, pouco poderias fazer.

Nosso objetivo primordial são as crianças e seu desenvolvimento educacional, cultural, psicomotor, intelectual, subjetivo e social. Juntamente com este objetivo temos como meta as famílias no que diz respeito ao fortalecimento de vínculos familiares e das responsabilidades enquanto pais ou responsáveis. A qualificação contínua de nossa equipe técnica, também é uma de nossas metas mais relevantes, considerando que, nosso trabalho tem como “matéria prima” as crianças, que precisam de pessoas profundamente habilitadas no trato com elas.

Nosso Time

Faça como Dezenas de parceiros,
junte-se a nós nessa caminhada.

Rolar para o topo